"Selecções de futebol do norte de Portugal e da Galiza, vão disputar todos os anos a Copa da Galécia que hoje é apresentada em Braga.
Selecções das cinco Associações de Futebol a norte do rio Douro e da Galiza, vão disputar todos os anos a Copa da Galécia.
O troféu é apresentado hoje à tarde na Associação de Futebol de Braga, perante representantes das associações de futebol dos dois lados da fronteira ibérica, da Xunta da Galiza e de Santiago de Compostela.
Cidade que recebe este ano a primeira edição da Copa, durante os meses de Agosto e Setembro.
Uma prova que o presidente da Associação de Futebol de Braga Carlos Coutada, gostaria de ver extensiva também aos clubes, em declarações prestadas à Antena Minho, na véspera da assinatura do acordo.
O torneio vai ser disputado por selecções masculinas sub 17 e femininas sub-19, representativas de todas as associações de futebol envolvidas nesta Copa da Galécia que é apresentada hoje em Braga."
Fonte: Antena Minho
É mais uma optima notícia para a Galiza. Este torneio irá sem dúvida despertar alguns Galegos mais "adormecidos" e inconscientes para a sua verdadeira identidade Galega, especialmente na parte Sul da Galiza, onde como sabemos devido ao ensino muitos jovens pensam que são Lusitanos e que são o mesmo povo que o Centro e Sul de Portugal, apesar disso ser facilmente desmentido a olho nú e em análises genéticas.
Também desejo como Carlos Coutada ver extensiva esta prova aos clubes. Desejo que no futuro todos os nossos clubes estejam integrados numa associação Galega e assim tenhamos de disputar apenas campeonatos Galegos para sabermos quais os melhores clubes da Galiza.
Já imaginaram um campeonato Galego com equipas como Porto, Boavista, Braga, Celta de Vigo, Corunha e outros grandes clubes Galegos a disputarem o titulo?
Será mesmo formidável e deixaremos de andar em campeonatos Espanhois e Portugueses que nada têm a ver connosco.

Foto da meia final Galega entre Corunha e Porto em 2004, bem elucidativa da força e qualidade que uma Liga Galega poderia ter