quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Futebol aproxima as duas Galizas

"Selecções de futebol do norte de Portugal e da Galiza, vão disputar todos os anos a Copa da Galécia que hoje é apresentada em Braga.

Selecções das cinco Associações de Futebol a norte do rio Douro e da Galiza, vão disputar todos os anos a Copa da Galécia.

O troféu é apresentado hoje à tarde na Associação de Futebol de Braga, perante representantes das associações de futebol dos dois lados da fronteira ibérica, da Xunta da Galiza e de Santiago de Compostela.
Cidade que recebe este ano a primeira edição da Copa, durante os meses de Agosto e Setembro.

Uma prova que o presidente da Associação de Futebol de Braga Carlos Coutada, gostaria de ver extensiva também aos clubes, em declarações prestadas à Antena Minho, na véspera da assinatura do acordo.

O torneio vai ser disputado por selecções masculinas sub 17 e femininas sub-19, representativas de todas as associações de futebol envolvidas nesta Copa da Galécia que é apresentada hoje em Braga."

Fonte: Antena Minho

É mais uma optima notícia para a Galiza. Este torneio irá sem dúvida despertar alguns Galegos mais "adormecidos" e inconscientes para a sua verdadeira identidade Galega, especialmente na parte Sul da Galiza, onde como sabemos devido ao ensino muitos jovens pensam que são Lusitanos e que são o mesmo povo que o Centro e Sul de Portugal, apesar disso ser facilmente desmentido a olho nú e em análises genéticas.
Também desejo como Carlos Coutada ver extensiva esta prova aos clubes. Desejo que no futuro todos os nossos clubes estejam integrados numa associação Galega e assim tenhamos de disputar apenas campeonatos Galegos para sabermos quais os melhores clubes da Galiza.
Já imaginaram um campeonato Galego com equipas como Porto, Boavista, Braga, Celta de Vigo, Corunha e outros grandes clubes Galegos a disputarem o titulo?
Será mesmo formidável e deixaremos de andar em campeonatos Espanhois e Portugueses que nada têm a ver connosco.


Foto da meia final Galega entre Corunha e Porto em 2004, bem elucidativa da força e qualidade que uma Liga Galega poderia ter

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois digo desde já que desde muito novo imaginei um campeonato galego, com equipas (de norte para sul) como o Corunha, o Compostela, o Celta, o Ourense, o Chaves, o Braga, o Guimarães, o Rio Ave, o Varzim, o Porto, o Boavista e o Leixões. Inclusive fazi torneios com essas equipas num daqueles jogos com pregos que se jogavam com um berlinde ou uma esfera, construído pelo meu pai...

Anónimo disse...

Eu so recentemente o começei a imaginar, quando descobri que alem do norte de Portugal dever ser independente, devia formar país com Galiza, pois são o mesmo país, Galécia.

Seria realmente formidavel podermos assistir a um campeonato Galego que teria que contar certamente com muitas dessas equipas.
A tua descrição das equipas já me deixou com ainda mais água na boca.

Ja agora fazendo uma antevisao, pelo que vejo actualmente os que mais lutariam pelo titulo penso que seriam Porto, Corunha, Celta de Vigo, Boavista e Braga.